Você sabe o que diferencia uma boa apresentação para uma ruim? Conteúdo e design. Enquanto o discurso se mostra impecável, as imagens apresentadas podem facilmente adicionar ou prejudicar sua mensagem. Aqui vão 11 dicas para criar lindos slides para sua apresentação ser mais efetiva.

1. Largue mão dos templates prontos: usar uma base pronta é a morte para sua apresentação. Eles são excessivamente utilizados, chatos e, normalmente, feios. Crie apresentações mais polidas criando temas e partindo deles.

1

2. Não use mais do que 6 linhas de texto: colocar muita informação em um slide pode arruinar seu propósito. Lembre-se: o público processa tudo o que você fala enquanto vê o seu slide.

2

3. Prefira sair dos pontos: muitas apresentações usam milhares de pontos. Ninguém se lembrará de 10 deles, mas eles se lembrarão de 10 slides bem construídos. Use cada slide para construir sua ideia e complementar sua história. Slides são complementos ao que vocês está falando, por isso tente mostrar uma ideia por slide.

3

4. Use fontes Sans Serif: na tipografia, escolha legibilidade acima da diversão. Enquanto você pode brincar com os títulos, prefira utilizar fontes facilmente legíveis no corpo do texto. Vá sempre com fontes mais “clean”, tradicionais como Helvetica. E se você escolher um fundo escuro, use negrito para facilitar a leitura.

4

5. Use o tamanho de fonte correto: quando você for escolher o tamanho das fontes, lembre-se que o texto deve ser legível para a pessoa que está sentada na última cadeira da sala.

5

6. Mantenha o contraste entre o texto e o plano de fundo: para que a sua mensagem se destaque, você precisa de contraste entre o texto e o fundo. Se esta apresenta muitas variações, partes do seu texto podem ficar ilegíveis. Neste caso, uma caixa de cor por traz pode ajudar na visibilidade do texto.

6

7. Não use mais do que 5 cores: uma palheta de cores pode facilmente melhorar o visual de toda a sua apresentação. Não há necessidade de palhetas complexas ou texturas; você pode atingir excelentes resultados somente utilizando as cores corretas. Você pode usar ferramentas online (como o Adobe kuler ou websites como COLOURLovers) para ajudar na hora de escolher.

7

8. Use cores de fonte contrastante para atrair a atenção: é como negrito ou itálico, só que melhor. Use uma cor da sua palheta para dar ênfase em pontos importantes no seu texto. Contudo, tenha cuidado para não utilizar demais esse recurso.

8

9. Utilize imagens únicas: imagens ajudam a deixar sua apresentação mais visual, mas cuidado para não extrapolar. É uma apresentação, não um álbum de fotos! Limite uma imagem por slide com um texto simples ou nenhum.

9

10. Use o visual para aumentar o vínculo emocional: visuais estão aí para ajuda a passagem de sua mensagem, eles pode aumentar a compreensão, retenção e extrair uma resposta emocional para aumentar o impacto. Use efeitos poderosos para demonstrar seu ponto de vista.

10

11. Não utilize transições: existem várias transições legais nos softwares de hoje, mas a maior parte das apresentações de qualidade pulam todas elas.

Independente do conteúdo de sua apresentação, tenha o cuidado de utilizar bons designs para cumprir sua meta!

 

Originalmente por: Visage (inglês).