Como manter seus empregados felizes e produtivos

11/2014

No cenário da economia atual, é mais importante do que nunca para as companhias ter empregados felizes e produtivos. Quando seus empregados são leais e estão engajados com sua companhia, seus lucros são maiores. Ao mesmo tempo, quando as pessoas se sentem desmotivadas e desvalorizadas, a companhia sofre. Além disso, estudos mostram que empregados engajados faltam menos ao trabalho, um melhor desempenho e são mais favoráveis a mudanças e estão dispostos a fazê-las acontecer.
Mas manter os empregados felizes em qualquer economia é difícil. Por quê? Porque felicidade é, primariamente, um trabalho interno. Em outras palavras, felicidade vem de dentro de cada um. Entretanto família, amigos e trabalho podem adicionar ou prejudicar o nível de felicidade de alguém. Então se o ambiente de trabalho é estressante e/ou doloroso e coisas chatas, como fofocas e traições, estão acontecendo sua produção tende a decair.
Empregados felizes são também satisfeitos e têm um senso de realização em sua função. Eles gostam de sí mesmos e do que fazem, e encontram satisfação em seu trabalho – um sentimento de que o que fazem é importante e significativo. E esse sentimento reduz o estresse, que é um dos maiores fatores de produtividade.
E para fazer seu espaço um lugar onde felicidade e produtividade reinam, considere as seguintes guias:

1. Seja um “bom” empregador.
Um “bom” empregador é aquela que coloca expetativas claras para seus empregados, incluindo o que deve ser feito, quando deve ser feito e onde vai depois de completas suas responsabilidades. Dentro destas expectativas, você precisa definir as barreiras, demonstrando uma liderança saudável e providencias direcionamento claro. Isso quer dizer ter as regras, regulamentos, políticas e procedimentos bem explicados e claros. Você pode ter isso com um bom manual do empregado, também como um bom empregador ou gerente podem colocar um “toque pessoal” ao falar com seus em grupos e cara a cara com cada um deles. Quaisquer expectativas que você colocar, tenha certeza de que elas são consistente para cada empregado. E inclua coisas como controles de horários. Por exemplo: é aceitável chegar mais cedo para sair mais cedo? As pausas são obrigatórias? O empregado será punido se ele constantemente tomar mais tempo para o almoço? Quanto mais problemas e expectativas você apresentar, menos problemas irão aparecer e isso conduz a trabalhadores mais produtivos.

2. Ajude seus empregados a sentir sua valorização.
Seja encorajador e dê elogios quando apropriado. Agradeça e elogie quando eles realizam bons trabalhos e que eles saibam que você os valoriza. Quando as coisas não derem certo ou alguém cometa algum erro, não “puna” a pessoa. Antes, fale com ela, ensine os procedimento corretos e ofereça encorajamento e mais ensinamentos quando necessários. Lembre-se de que punições somente deixam as coisas piores, como enfurecer seus empregados que podem tentar sabotar seu trabalho para sair da companhia. Se os erros continuarem depois das correções, então você poderá avaliar se aquela pessoa ainda é apropriada para seu trabalho.

Como empregador, você tem uma excelente oportunidade de fazer a diferença na vida de seus empregados. Isso significa um sorriso, pedir como a família está ou pedir/conversar sobre seus interesses ou problemas. Se você sentir que alguém está deprimido, ajude esta a conseguir os recursos necessários para passar por isso, geralmente empregados deprimidos têm altos índices de abstinência, aumento de problemas de saúde e perda de desempenho. Lembre-se de que todos somos humanos, trabalhando juntos para passar pela vida. Precisamos ter cuidado para com os outros para obtermos os melhores resultados.

3. Crie uma atmosfera produtiva.
O layout físico do escritório é importante para maximizar a produtividade. Pessoas precisam de espaços adequados para trabalhar, os materiais e suprimentos corretos, além de um ambiente confortável e agradável. Tenha certeza de que seus equipamentos são ergonômicos para que isso motive positivamente seus funcionários ajudando-os com suas necessidades realizando suas funções.

Ecoterapia é outro elemento para um ambiente produtivo. Alguns fatores da ecoterapia incluem:

Tenha plantas em seu ambiente. As pessoas se sentem melhores consigo mesma, com seu trabalho e com o que o que estão fazendo quando existe uma conexão com a natureza ao seu redor. Na verdade, funcionários que estão perto de janelas ou plantas registram aumentos significantes na produtividade, comparados àqueles que estão longe. Eles também tendem a ser mais felizes. Se plantas não são opções, telas e murais com cenas de ambientes externos têm seus benefícios.

* Dê os seus funcionários ar saudável para respirar. Poluição interna é um sério problema em escritórios. Troque os filtros de ar regularmente e, se apropriado, deixe seus funcionários abrir suas janelas.
* Utilize luz natural quando possível. Se seu escritório não tem acesso à janelas, instale luzes de amplo espectro ou crie um plano de iluminação para todos os ambientes do escritório.
* Ofereça opções saudáveis na cafeteria um sala de descanso. Comidas saudáveis ajudam as pessoas a pensar melhor, melhora o humor e aumenta os níveis de energia. Crie um desafio de alimentação saudável no escritório para encorajar as pessoas a se alimentarem melhor. Você também pode contratar almoços saudáveis para seus funcionários.
* Deixe seus funcionários personalizarem seus espaços, com limites.
* Transforme seu ambiente em familiar-amigável. O balanço entre família e trabalho é o maior fator de estresse para as pessoas. Portanto, liberar funcionários para eventos escolares de seus filhos ou ficar em casa cuidando de seus filhos doentes sem utilizar dias de folga e/ou dia de folga por motivos de saúde. Se possível, ofereça serviços de cuidados para menores por perto ou mesmo no escritório. Uma pesquisa mostra que o empregador pode oferecer/subsidiar serviços de creche pois, no final, ele ganha em diminuição de faltas. Ofereça também as licenças maternidades mínimas estabelecidas por lei, assim como um extra (se possível e necessário) e não esqueça da licença para os pais.

4. Mantenha todos envolvidos.
Crie um manual do funcionário claro e simples. Nele, inclua todos os procedimentos para todos os cenários imagináveis, incluindo emergências familiares. Pergunte aos funcionários quais suas ideias para o manual, assim eles se sentem mais ainda parte da companhia.

Em adição, ajude seus funcionários a sentirem-se envolvidos ao fazer reuniões regulares onde todos podem expressar suas opiniões e preocupações. Isso também tem outro benefício para a companhia pois obtém-se informações valiosas sobre produtos e preocupações sobre a produção. Outra coisa é oferecer eventos para seus funcionários em que suas famílias possam ser envolvidas, como piqueniques, feiras, peças de teatros, etc. Quanto mais “familiar" for o ambiente, melhores serão os resultados.

Finalmente, tenha um área de caridade, onde seus funcionários possam doar tempo ou dinheiro. Assim cada um pode visualizar o mundo como todo. Pesquisas indicam que as pessoas se sentem melhor e tem melhores vidas quando são voluntárias. Isso também ajuda a produção ao aumentar a produtividades e demonstra para a comunidade que sua companhia se importa.

Mantenha-os felizes, mantenha-os trabalhando.
Quando os funcionários sentem que são dinâmicos e essenciais partes do time, eles são mais produtivos e dispostos a irem mais longe por seus clientes e companheiros de companhia. Para isso, elogie-os abertamente, estabeleça metas apropriadas para as funções e sempre leve em séria consideração todas as necessidades de seus funcionários. Ao respeitar e escutar sua equipe, você estará dando à eles o “empurrão" motivacional que eles precisam para serem leais e comprometidos com as metas da companhia. E quando você dispor de uma força produtiva que anseia pela contribuição, sua companhia passará por todas as tempestades econômicas que vierem.

Sobre as autoras
Dra. Donna LaMar e co-fundadora Betsy Laney são psicólogas que criaram o “The Farm”, um programa preventivo educacional para jovens e adultos sobre saúde mental. Elas também auxiliam as pessoas no processo de aprendizado e crescimento, assim como tratamentos pós-traumáticos, de abusos e negligências. Para mais informações, acesse www.LivingFarm.org.

Traduzido de Reliable Plant. Veja na íntegra (inglês) aqui.

homecloudcloud-synccloud-checkdatabaseenveloperocket