Dicas para transformar um conflito em solução

Todo conflito é uma forma de desenvolver mais coesão, quando olhado e encarado de frente. Talvez esse seja o primeiro quesito essencial: encarar que se tem um conflito para a sua luz abrir caminhos para transformá-lo

Todo conflito é uma forma de desenvolver mais coesão, quando olhado e encarado de frente.

Talvez esse seja o primeiro quesito essencial, encarar que se tem um conflito para a sua luz abrir caminhos para transformá-lo.

Então você, como gestor ou parte do conflito, pode sim buscar estratégias para ser mais eficiente diante de um conflito.

1. Identifique o objetivo em comum ou meta objetivo

Sem um objetivo definido como ponto de união para integrar pessoas e seus talentos em uma única direção, a possibilidade de conflitos quando se une pessoas é muito possível.

É importante que um objetivo comum seja claro e reforçado em todo o processo, pois é algo maior que fortalece as alianças.

Costumo aqui lembrar aos gestores que o que faz a religião ser tão forte é o objetivo comum ou meta objetivo (objetivo maior), que é ter acesso a Deus ou sentir paz em praticar o que se acredita.

Esse é um objetivo que une várias pessoas, então, é preciso ter especificado o “para que” estamos unidos e construindo essa jornada.

2. Identifique os objetivos individuais e perceba o ponto de sinergia

Para favorecer a resolução do conflito, um aspecto favorável é identificar os objetivos individuais e como eles serão alcançados quando se alcança o meta objetivo.

Esta correlação entre objetivo individual e meta objetivo faz a diferença e gera engajamento em chegar rapidamente ao resultado.

 

3. Qualidades e capacidades valiosas de cada parte envolvida

Realçar as qualidades de todos os envolvidos e definir o que e como cada parte vai colaborar para a conquista do meta objetivo é de suma importância para se chegar ao resultado.

4. Definir os limites

Para conquistar a resolução de um conflito é importante saber os limites de cada parte para a conquista saudável do resultado.

Definir limites gera respeito em toda a gestão de um conflito, além de transparência para lidar com delicadezas.

5. Aprendizado

Um conflito é uma forma de conhecermos mais as pessoas envolvidas e saber como desenvolver flexibilidade, compreensão, empatia e comunicação.

Essas competências são valiosas em várias experiências e no conflito existe uma intensidade que solicita planejamento e organização.

Bons resultados!

Fonte Administradores

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